quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

CAICÓ: CAERN DIZ QUE SE DESABASTECIMENTO D’AGUA CONTINUAR NÃO TERÁ ÁGUA NO CARNAVAL

Açude de Mãe D’Água está atualmente com 27 milhões, 739 mil e 968 metros cúbicos de água. A leitura é desta segunda-feira (23). Isso representa, 4,9% de sua capacidade total que é de 567 milhões, 999 mil e 136 metros cúbicos de água.

 Atualmente, o reservatório abastece 26 cidades no estado da Paraíba e 4 no Rio Grande do Norte, sendo Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

A Caern através do Governo do Estado do RN, realizou obra orçada em cerca de 600 mil reais no açude. Mas, ao longo do leito do rio, de lá, até a cidade de Jardim de Piranhas, aonde acontece à captação da adutora Manoel Torres, muitos são os obstáculos existentes. Exemplo: a construção de barramentos e desvios para particulares. Com isso a água não chega a Jardim de Piranhas, ou pelo menos, chega com a vasão menor do que o previsto.

A baixa na quantidade de água que chega à cidade potiguar, fez com que a Caern elaborasse um novo rodízio para abastecer a população em Caicó. Os bairros das zonas, Norte e Leste, terão água durante uma semana, de segunda a sexta-feira. No sábado e no domingo, a adutora é desligada. Na semana seguinte, no mesmo período, são abastecidas as Zonas, Oeste e Sul, e assim sucessivamente.

A obra da adutora que levará água da serra de Sant’Ana que capta na Barragem Armando Ribeiro, está em andamento e com um cronograma considerável satisfatório, mas, muito provavelmente, não ficará pronta antes que Mãe D’Água seque.
Em Jardim de Piranhas, de acordo com informações da Caern, o nível no local de captação tem caído cerca de 4 centímetro por dia. Com o desligamento da adutora no final de semana, a água não aumentou na mesma proporção. O ganho foi de apenas 1 centímetro, situação que preocupa.

A diretora da Caern, Rosi Gurgel, disse também que se continuar como está, no carnaval a cidade estará desabastecida completamente de água.

Fonte: Com informações do Blog Sidney Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário