quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CINEMA: PENSADOR ALEMÃO KARL MARX SERÁ TEMA DE FILME

Vida do sociólogo revolucionário é enredo do filme "O Jovem Marx", já em fase de pós-produção

Cena do filme "O Jovem Marx", que deve estrear em junho de 2017 - Créditos: Reprodução

A vida do sociólogo alemão protagonista de alguns dos mais importantes estudos e críticas ao sistema capitalista, Karl Marx, é tema do filme "O Jovem Marx", do diretor Raoul Peck. A película já está em processo de pós-produção e a estreia tem data prevista para 15 de junho de 2017.

O enredo se passa na época em que Marx conheceu o também teórico Friedrich Engels, ao lado do qual escreveria "O Manifesto Comunista" e seria precursor do socialismo científico, dando as primeiras bases concretas — e não só teóricas — para o caminho da luta dos trabalhadores. Engels era filho de um industrial e autor de um estudo sobre as péssimas condições de trabalho dos operários britânicos.

A produção, enredada no ano de 1844, aborda como os dois começaram uma parceria não só intelectual, mas também política, que incluiu manifestações populares e repressão policial ao longo dos anos.

O filme é protagonizado por Auguste Diehl no papel de Marx, Stefan Konarske como Engels e Vicky Krieps como Jenny, a esposa de Marx. Além deles, há vários personagens da época e localidade, como Moses Hess, ideólogo do movimento conhecido como sionismo trabalhista, e o socialista alemão Karl Grun.

Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário