sábado, 26 de novembro de 2016

CINCO FRASES MARCANTES DE FIDEL CASTRO

Ao longo de seus 90 anos, Fidel Castro nos trouxe muitas reflexões e mensagens inspiradoras. Desde seu icônico discurso “A história me absolverá”, até seu último artigo publicado, à véspera de seu aniversário, nesta sexta-feira (12), muitos são os ensinamentos do líder da revolução cubana.

Che foi o mito da revolução cubana, Fidel foi a fortaleza que a garantiu com dignidade.

“Podem me condenar, não importa, a história me absolverá”. Frase pronunciada durante sua defesa no julgamento pelo assalto ao Quartel Moncada, em 16 de outubro de 1953.

“É dever dos revolucionários e dos intelectuais ser soldados na primeira fila no campo de luta com o pensamento e com a ação”. Discurso pronunciado na Universidade “Carolinum”, de Praga, na Checoslováquia.

“Quando um povo enérgico e viril chora, a injustiça treme!”. Discurso pronunciado no ato de despedida ás vítimas do avião cubano destruído em pleno voo em 1976.

“A amizade a fidelidade não se podem decretar”. Entrevista concedida para o livro Um Encontro com Fidel, em 1987.

“Se os Estados Unidos seguir uma política de paz e amizade com Cuba, nós seremos receptivos a esta política de paz e amizade com os Estados Unidos”. Entrevista a um veículo cubano em 1977.

Do Portal Vermelho, com Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário