segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ALERTA PARA A SUA ALIMENTAÇÃO

A cada 40 segundos um brasileiro morre por causa de doenças cardíacas associadas, entre outros fatores, ao desequilíbrio alimentar. Adotar hábitos saudáveis é essencial para combater essas e outras patologias

Responda rápido: o que você tem priorizado na sua alimentação? O dia a dia está tão corrido que você nem percebe o que está consumindo nas refeições? Pois bem, é hora de refletir sobre o que anda colocando em seu prato e avaliar o que precisa ser mudado.

O objetivo de uma alimentação balanceada vai muito além do emagrecimento. Ela é a base do funcionamento adequado do organismo e da prevenção de várias doenças. Em contrapartida, quando está desequilibrada, pode acarretar inúmeros problemas, entre eles os associados ao coração e aos vasos sanguíneos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são tão graves que correspondem à primeira causa de mortes no mundo. Elas causam o dobro de óbitos de todos os tipos de câncer juntos e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a Aids. Só neste ano, mataram mais de 258 mil brasileiros, o que corresponde a um óbito a cada 40 segundos. Os indivíduos pertencem a todas as faixas etárias.

As patologias cardiovasculares fazem parte do grupo do Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que inclui a hipertensão, o colesterol alto, as doenças isquêmicas do coração (como o infarto), as cerebrovasculares (como o acidente vascular cerebral, o AVC) e as circulatórias.

Entre os fatores de risco estão o sedentarismo, o tabagismo e, principalmente, a alimentação inadequada, rica em gorduras, sódio e açúcar. Quando em excesso, as placas de gordura obstruem as artérias e os vasos sanguíneos, ocasionando, por exemplo, o infarto e o AVC.

Por Jainaina Medeiros / edição 1281 Folha Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário