terça-feira, 16 de agosto de 2016

FEIRA DO LIVRO DE MOSSORÓ PROMOVE SEMINÁRIO EM HOMENAGEM A DEÍFILO GURGEL

E para celebrar a área de estudo focada na tradição das manifestações populares, a XII Feira do Livro de Mossoró promoverá um seminário em homenagem ao folclorista e escritor Deífilo Gurgel (1926-2012), nos dias 18 e 19 próximos (quinta e sexta).

 A vida e obra de Deífilo será debatida por intelectuais, especialistas e familiares no seminário Deífilo Gurgel: Cidadão do Pais de Mossoró, para celebrar os 90 anos de nascimento do pesquisador.

O seminário é promovido pela Oficina da Notícia e Fundação José Augusto, instituição na qual Deífilo trabalhou durante 12 anos com pesquisas e valorização das principais manifestações populares do rio Grande do Norte.

As palestras serão transformada em livro-fortuna crítica.

No dia 18, às 16h, haverá a mesa redonda com o tema A Família, com a participação da viúva Zoraide e do filho Alexandre Gurgel (A Família), da  produtora Katharina Gurgel (neta), do escritor Tarcísio Gurgel (Irmão) e do escritor e artista visual Iaperi Araújo.

Já no dia 19, no mesmo horário, a mesa redonda Deífilo e sua Obra será com o professor da UFPE, Carlos Newton Junior (O Folclore na Obra de Deífilo Gurgel), a professora da UFRN Graça Cavalcante (“João Redondo e a Pesquisa de Deífilo”), o poeta Cid Augusto Rosado (A Poesia de Deífilo) e o pesquisador Dix-Sept Rosado Sobrinho (Deífilo na Coleção Mossoroense).

“Papai esteve na fundação durante doze anos. Foi lá que ele descobriu a obra de Dona Militana e redescobriu Chico Antônio e Chico Daniel e onde estudou profundamente na condição de diretor do órgão, as raízes do nosso folclore”, afirma Alexandre Gurgel, ao ressaltar a celebração também da obra literária e humana do folclorista através do seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário