segunda-feira, 6 de junho de 2016

PESQUISA APONTA QUE 44% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO LÊ

Uma pesquisa mostra que entre 2011 e 2015 o Brasil teve um acréscimo de 6% no número de leitores.

Esses valores não são satisfatórios, já que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. O estudo é resultado da quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro.

O estudo revela que os brasileiros leem apenas 4,96 livros por ano, sendo que 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Foram entrevistados 5.012 brasileiros de todos os Estados do País, com idade a partir de 5 anos. A Bíblia é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. Os livros mais citados pelos entrevistados, que estavam sendo lidos ou foram lidos nos últimos três meses, foram: a Bíblia, Diário de um Banana, Casamento Blindado e A Culpa é das Estrelas.

Modernização

Com o avanço das tecnologias, as pessoas deixaram a leitura de livros de lado e, dessa maneira, o hábito de ler ficou um pouco mais desestimulado. Esse tipo de atitude tende a deixar o vocabulário pobre e compromete a capacidade de interpretar textos.

Incentivo à leitura

Em que o hábito da leitura pode beneficiar as pessoas? As coisas aprendidas na escola e no dia a dia são esquecidas com o tempo, porque quase não são praticadas, mas, por meio da leitura, esses conhecimentos se fixariam mais facilmente e não seriam esquecidos posteriormente. Quando uma pessoa é estimulada a ler, ela desenvolve melhor a sua criatividade e sua imaginação, além de adquirir cultura e valores.

Por Michele Francisco / edição 1261 Folha Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário