segunda-feira, 13 de junho de 2016

O QUE FAZER PARA DORMIR BEM?

Um sono de qualidade é indispensável para a saúde física e mental. Saiba o que fazer para ter uma noite tranquila

Ao acordar, você percebe que o dia será estressante porque não dormiu o suficiente? Então, é preciso criar novos hábitos para melhorar a sua noite de sono.

Dormir bem, segundo a neurologista Lívia Leite Góes Gitaí, contribui para a saúde física e mental. “Uma boa noite de sono colabora para o sistema cardiovascular e metabólico, ajuda na concentração, na memória e no humor e evita transtornos depressivos e de ansiedade, por exemplo.”

Um estudo divulgado em 2013 pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que a privação de algumas horas de sono afeta negativamente vários sistemas do organismo, como o pulmonar, o renal e o imunológico.

Como o cérebro não descansa à noite, o sistema cerebral também é influenciado. “Durante o sono, ele fica em outro nível de funcionamento, reorganizando o que foi adquirido no dia. Todas as toxinas acumuladas, ligadas a várias doenças, como o Alzheimer, são liberadas durante o sono”, destaca Lívia.

O controle de peso também é afetado por uma noite mal dormida. “Quem dorme pouco também libera menos leptina, o hormônio da saciedade, e mais grelina, o hormônio da fome. Por isso, dormir mal engorda”, esclarece a especialista.

O ideal é dormir entre sete e nove horas ininterruptas. Contudo, a necessidade de sono varia para cada pessoa. Para saber qual é a sua, verifique durante suas folgas ou férias quantas horas precisa dormir para acordar descansado e adote esse hábito em sua rotina.
Por Janaina Medeiros / Foto: Fotolia - edição 1262 Folha Universal


Nenhum comentário:

Postar um comentário