segunda-feira, 20 de junho de 2016

COMO COMBATER A OBESIDADE INFANTIL

Reúna a família à mesa: A refeição deve ser um momento de união familiar. Estimule a criança a saborear os alimentos e a perceber cores, cheiros e texturas. Desligue a TV e evite distrações.

Inclua a criança: Os filhos devem participar de todo o processo da alimentação: da escolha ao preparo. Peça ajuda e estimule-os a conhecer cada alimento.

Não faça chantagem: Evite usar a comida como moeda de troca. A refeição não pode ser trocada por doces ou presentes.

Estimule a atividade física: Incentive atividades como correr, jogar bola, andar de bicicleta, brincar de pega-pega, pular corda, etc. O ideal é que toda a família faça exercícios físicos.

Limite o tempo de tela: Os pais devem limitar o tempo que as crianças ficam em frente a telas de TVs, tablets, computadores, videogames e smartphones.

Prato colorido: Alimentos naturais devem ser a base da alimentação. As refeições precisam incluir legumes, verduras, frutas e proteínas, além de carboidrato.

Fuja dos industrializados: Evite comprar suco de caixinha, refrigerante, biscoito recheado, macarrão instantâneo, salgadinhos, doces e congelados. Esses produtos têm excesso de corantes, gorduras, sódio e açúcar e fazem mal à saúde.

Organize o cardápio da semana e dedique um tempo para escolher e preparar refeições que contenham legumes, verduras, grãos, frutas e alimentos naturais.

Dê o exemplo: Toda a família deve ter uma alimentação saudável para estimular os pequenos, até quem está com o peso adequado.

Por Rê Campbell / edição 1263 Folha Universal

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