segunda-feira, 13 de junho de 2016

A TV DIGITAL NO BRASIL


Sua televisão está mudando. Desde a invenção da TV em cores, que chegou ao Brasil nos anos 1970, ela não passava por uma mudança tão radical como agora. E talvez você nem esteja percebendo isso.

Desde o início dos anos 2000, o Brasil passou a conviver com as TVs de plasma e LCD. Mas eram comuns as reclamações causadas pela distorção na tela, já que as imagens geradas pelas emissoras eram no formato 4x3 (quadradas), e as recém-lançadas TVs possuíam tela retangular, conhecidas como 16x9, já populares atualmente. Isso alargava a imagem, dando a impressão de que as pessoas apareciam “maiores” na tela. Mas foi somente a partir de dezembro de 2007 que o Brasil passou a ter transmissões em tecnologia digital, adaptadas ao formato da tela retangular. Talvez você pense: o que isso muda na minha vida? Tudo! Até bem pouco tempo, era comum ouvir a expressão “imagem com fantasma” ou os famosos “chuviscos”. Com a mudança na tecnologia de transmissão digital, isso está acabando. Não haverá mais imagem fraca, fantasmas, chuviscos, etc. Ou pega, ou não pega, a imagem some ou congela. Mas, então, o que é melhor? Claro que a nova tecnologia é melhor. Ela permite que a imagem e o som cheguem à sua casa com perfeição. Sem distorção e em alta definição.

Assistindo à TV com o sinal digital, você terá acesso a uma imagem pura, perfeita, com qualidade de imagem melhor que muitos vídeos gravados em DVD e Blu-ray. Se a sua TV foi fabricada a partir de 2008, basta conectar uma antena tipo UHF na sua TV e fazer a busca de canais (a mesma que você fez quando a instalou pela primeira vez). Dependendo da região da cidade em que você mora, essa antena pode até ser interna. O recomendado é colocar uma antena externa. Em qualquer loja de antenas de sua cidade os atendentes saberão qual é a mais indicada para você. E custa muito pouco. Feito isso, você já pode assistir à TV digital, com imagem e som melhores do que os dos DVD.

Várias cidades no Brasil já têm esse sinal disponível. Caso o seu televisor seja mais antigo, existem conversores que adaptam a sua TV à nova tecnologia.

Você pode verificar isso no site vocenatvdigital.com.br. Esse endereço foi criado pelo grupo que coordena a transição da tecnologia analógica para a digital no Brasil. Não há propaganda de nenhum serviço ou produto e ele foi criado para orientar você sobre as mudanças. Acesse e descubra como entrar nesse mundo de inovação tecnológica. Agora, se você já possui e acessa o sinal digital, então avise aos seus vizinhos, amigos e familiares.

Por Luiz Claudio Costa - edição 1261 Folha Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário