segunda-feira, 25 de abril de 2016

VÍTIMA DE TUDO

Magoada, coitadinha e vítima em qualquer situação. Essas são algumas características das pessoas de cristal”. Confira se você é uma delas

Ao longo da vida, temos a oportunidade de conhecer vários tipos de pessoas. As metódicas, as apressadas, as indecisas, as carinhosas, as comunicativas, as prestativas e aquelas que mesclam várias qualidades – e defeitos também.

Dentre todas elas, há um tipo que se destaca pela fragilidade. Certamente você, leitor(a), já se deparou com homens ou mulheres que gostam de se fazer de coitadinhos e sempre estam magoado(a)s com alguma coisa. Lembra daquela colega de trabalho que se fazia de vítima em qualquer situação adversa? E a amiga da escola que chorava sempre que recebia uma crítica?

Talvez você tenha alguém que passa o dia murmurando ou outro que só consegue ver o lado ruim das coisas. Todas essas características estão presentes nas “pessoas de cristal”. A nomenclatura foi criada pela escritora Nanda Bezerra para explicar a personalidade de mulheres que são extremamente sentimentais e que não gostam de ser contrariadas.

“É muito difícil lidar com uma pessoa de cristal. Quem é essa pessoa? É aquela pessoa que você tem que lidar com muito cuidado, porque, por qualquer coisinha, ela se fere, ela se magoa, ela se ofende”, afirma a escritora em um dos vídeos do desafio Mais Linda Em 40 Dias, que deu origem ao livro de mesmo nome.

Segundo Nanda, pessoas que possuem essas características acabam afastando os amigos por causa do excesso de sensibilidade e fragilidade. As “cristais” também costumam apelar para a chantagem e muito “chororô”. Além do isolamento, Nanda destaca que as mulheres de cristal têm mais dificuldade para encarar os desafios da vida.

A escritora alerta que cada pessoa deve observar atentamente os próprios comportamentos, para descobrir se está agindo como uma cristal. Em caso afirmativo, o conselho é mudar de atitude. “Você tem que se fortalecer. Você não pode ser de cristal. Vamos agir com humildade, mas sem choro.”

Você é de cristal? Faça o teste:

- Não gosta de ouvir críticas.
- Magoa-se com facilidade.
- Passa o dia reclamando para os outros ou para si mesma.
- Faz chantagem emocional para conseguir o que deseja.
- Chora ao ouvir um comentário desagradável.
- Só vê o lado ruim em qualquer situação.
- Se faz de vítima quando as coisas não saem como você quer.
- Coloca a culpa por suas falhas em outras pessoas.

Aprenda a se fortalecer

- Anote as suas reclamações, até as que ficam em pensamento. Analise-as, procure entender por que você murmura tanto e mude de atitude.
- Olhe ao seu redor: os amigos sumiram ou é você que afasta as pessoas? Observe se o afastamento está relacionado ao seu modo de ser. Em caso afirmativo, é hora de repensar seu comportamento.
- Seja humilde para reconhecer seus erros e evite dar desculpas. Quando ouvir críticas, use os conselhos para melhorar alguma característica.

- Evite sentimentalismo. Não faça chantagens com amigas e evite chorar quando for contrariada.
Por Rê Campbell / edição 1255 folha universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário