quarta-feira, 30 de março de 2016

A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS

   A Escola é lugar de aprendermos a sermos pessoas melhores! É o principal centro de apoio para a organização social e cidadã do ser humano.

Por  Antônio Neves (professor de História da Escola Municipal Mateus Viana/Caicó)

   É no chão da Escola onde ensinamos e preparamos crianças jovens e adultos para os desafios da vida, promovendo conhecimentos e novos saberes para a cidadania.

   Mas a Escola que vivenciamos todos os dias precisa ser um lugar melhor, com boas condições de aprendermos e ensinarmos, através dos professores, pedagogos, mestres, especialistas e funcionários as lições que farão de crianças e jovens, pessoas promissoras e preparadas para o bom convívio social, para o trabalho digno e para a vida.

   Mas o que falta na nossa Escola para que tudo isso seja possível? Temos tudo o que precisamos para uma educação de qualidade? Temos boa biblioteca, com espaço para a prática de leituras, pesquisa e elaboração dos trabalhos de nossos alunos? As salas de aulas são bem estruturadas, confortáveis, bem equipadas? O refeitório atende as necessidades básicas de seus usuários? Temos quadra de esportes e espaço recreativo? Temos sala de vídeo e informática acessíveis, onde possamos diversificar o ensino e a aprendizagem? Nossos funcionários, professores e professoras têm boas condições de trabalho para desenvolverem atividades compatíveis com um ensino dinâmico onde os alunos possam receber o melhor possível de cada um?

  Estas são perguntas que precisamos refletir juntos: alunos, funcionários, professores, diretores, pais e toda a comunidade, para reivindicamos as soluções urgentes que precisamos ter para que nossa Escola funcione dignamente, antes que problemas maiores nos prejudiquem ainda mais.

  Como cidadãos temos o direito a uma boa Escola, organizada, com as condições básicas e essenciais de funcionamento. A escola que falamos aqui são as da rede de ensino de Caicó que passam por sérios problemas estruturais e de funcionamento que precisam ser resolvidos o quanto antes.

   O que queremos é nada mais do que sermos respeitados nos nossos direitos, como cidadãos, pagadores de impostos, como crianças e jovens que, em muitos casos têm somente a escola como referencial de possibilidades para promoção de um futuro melhor, ante as adversidades que o mundo oferece hoje e que, em muitos casos, desviam as perspectivas de toda uma juventude para caminhos degradantes e nada promissores.

   Por isso estamos lutando!

   Por uma educação e uma escola públicas decente, acolhedora, mais humana e de qualidade, Para tod@s!

   Participe desta luta. Educação é um direito fundamental de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário