terça-feira, 26 de janeiro de 2016

MEMÓRIA SAUDÁVEL

Com o ritmo corrido de hoje em dia, lembrar-se de tudo fica cada vez mais difícil.

A necessidade de fazer inúmeras atividades em um espaço curto de tempo provoca estresse, que afeta diretamente a memória. “O hormônio cortisol diminui o foco e a capacidade de concentração. Isso explica o fato de você esquecer muitas coisas importantes quando está cansado”, salienta o neurocientista.

Então, anote aí: se ficar estressado, possivelmente terá mais momentos de esquecimento na sua rotina. Ter uma noite mal dormida também reduz a capacidade de retenção de informações. Isso porque durante o sono o cérebro processa o conhecimento adquirido e fortalece a memória mais recente. Então, evite passar a noite em claro para ficar estudando. “Um sono reparador é importante, mas o número de horas pode variar para cada pessoa”, destaca Sonia.

A neurologista ainda informa que ter uma alimentação saudável é fundamental para estimular a memória. “Coma muitas frutas, oleaginosas, verduras, grãos, peixes, azeite e pouca carne vermelha. Também não se esqueça de tomar muita água”, sugere.

Outra dica é praticar exercícios físicos, pois eles melhoram o fluxo sanguíneo cerebral e aumentam o tamanho do hipocampo, que é a área do cérebro responsável pela memória.

Janaina Medeiros / edição 1241 folha universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário