terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OS BENEFÍCIOS DA “FAXINA VIRTUAL”

Bem, diante disso tudo o que já foi relatado acima, já fica bem claro que seus perfis merecem uma boa limpeza, não? Claro que ninguém faz um perfil numa rede pensando em fazer mal a si mesmo.
É normal, por exemplo, que você procure e inclua ex-colegas do colégio. Mas será que, além do fato de terem estudado juntos e de terem sido amigos, essas pessoas ainda têm tanto em comum com você hoje? Quantos, naquela turma atualmente são mesmo relevantes à sua vida? Então, tanto quanto tirar as “sujeiras” virtuais é importante também não deixá-las entrar, ou seja, selecionar com quem se relacionar desde o começo.

Shelly Palmer é um grande especialista norte-americano quando o assunto é tecnologia e o comportamento de quem a utiliza. Em entrevista à agência de notícias espanhola Efe, ele deu duas dicas interessantes de como analisar seu perfil numa rede social e limpá-lo.

A primeira consiste em postar uma mensagem em seu perfil informando, educadamente, que você fará uma seleção entre os “amigos” ali presentes. Depois, precisa analisar um por um e verificar se eles trazem algo de positivo à sua vida. Não trazem? Delete-os ou se preciso for os bloqueie.

A segunda, muita gente já fez ou conhece: crie uma segunda conta, mantendo o contato apenas com os mais próximos de verdade. A partir daí, é agir da forma que já falamos: evitar que o excesso entre novamente.

E Palmer está certo, convenhamos. Gente que você mal conhece, pessoas ou instituições que não lhe interessam mais, páginas sobre assuntos que já perderam a graça ou estão ultrapassados, perfis em que só postam bobagens e por aí afora são dispensáveis. Assim, quanto menos conteúdo ficar, melhor. Você vai explorá-lo, com mais atenção e ganhar em tempo e qualidade de vida.

Nem tudo é prejudicial
As redes sociais têm valor quando possibilitam manter uma comunicação com pessoas com interesse real e recíproco. É muito bom ver e conversar com um parente que mora longe ou um amigo que está fazendo um intercâmbio e só voltará dentro de meses ou anos. Muita gente acha um ombro amigo numa hora difícil. Campanhas são realizadas em prol de uma boa causa. Mas vale lembrar que nada é melhor do que se encontrar pessoalmente com essas pessoas, sempre que possível. Como quase tudo na vida, a ferramenta é menos importante do que o que você faz com ela. Se uma rede social lhe prejudica ou lhe ajuda, é você que determina. Então, mãos à obra, que é hora de faxina.

Quer uma mãozinha virtual?

Há na internet programas que facilitam o trabalho para fazer “aquela faxina” em sua rede social. Faça uma busca, veja qual está mais de acordo com sua necessidade, baixe-o e faça bom uso.

Greasemonkey – Extensão para o navegador Mozilla Firefox que permite reunir os contatos da rede social em uma lista e excluí-los, após selecionados, apertando um único botão. Também existe uma versão para o Google Chrome, chamada Tampermonkey.

FakeOff – Programa online que identifica perfis falsos, os chamados “fakes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário