terça-feira, 29 de dezembro de 2015

COMO ECONOMIZAR ENERGIA COM EFICIÊNCIA

Ferro elétrico
Passe todas as roupas de uma vez só e evite deixar o ferro ligado por muito tempo. Passe roupas leves quando o aparelho já estiver desligado.

Computador e notebook
Use os recursos de economia para colocar o aparelho em modo de espera e desligar, caso ele permaneça sem uso após determinado tempo.

Ar-condicionado e ventilador
Desligue os aparelhos quando o ambiente estiver desocupado. Mantenha portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando e mantenha a parte externa do equipamento protegida da incidência do sol, sem tampar as grades de ventilação.

Lâmpadas e iluminação
Aproveite a luz natural do dia e abra janelas e cortinas. Apague a luz quando ninguém estiver no local. Use lâmpadas fluorescentes para espaços onde a luz fica acesa mais de quatro horas por dia. Outra dica: paredes e tetos pintados com cores claras refletem melhor a luz e diminuem a necessidade de iluminação artificial.

Televisão
Não deixe a TV ligada sem necessidade. Use o timer do aparelho para definir o desligamento automático.

Dicas gerais
- Desligue a chave geral quando deixar a casa vazia por um longo período.
- Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados e quando faltar energia elétrica.
- Não improvise extensões e emendas em fios elétricos de aparelhos.
- Evite usar benjamins. O acúmulo de ligações na mesma tomada pode causar aquecimento e perdas elétricas.

Celulares e câmeras
Não deixe o aparelho passar a noite inteira carregando. Monitore o carregamento e retire da tomada quando o processo estiver completo.

Geladeira
Faça a limpeza e o degelo periodicamente. Verifique se as borrachas de vedação da porta estão funcionando corretamente e só abra a porta da geladeira quando precisar. Não use a parte traseira do equipamento para secar roupas e outros itens

Secador de cabelos e chapinha
Deixe os cabelos secarem naturalmente e invista em um corte que valorize a estrutura natural dos fios. Se não for possível abrir mão da escova, seque bem os fios com a toalha antes de começar o procedimento. Procure um aparelho que consuma menos energia.

Chuveiro elétrico
Em dias quentes, coloque a chave na posição verão. Nunca reaproveite uma resistência queimada. Faça a instalação com fios adequados e limpe os furos de saída de água do chuveiro periodicamente.

Lavadora de roupas
Procure lavar uma grande quantidade de roupas de uma só vez e limpe o filtro da máquina com frequência.

Por Rê Campbell / Ilustração Eder Santos. Edição 1238 folha universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário