segunda-feira, 23 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL E O CÂNCER DE PRÓSTATA

Por Dra. Eunice Higuchi - edição 1233 folha universal

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer de próstata. Essa iniciativa tem como objetivo sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e alertar o público masculino para a necessidade do autocuidado em saúde.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (o primeiro é o câncer de pele). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, o equivalente a um caso a cada 7,6 minutos. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente entre pessoas do sexo masculino.

Dessa forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos, se existir risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se os riscos não existirem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de Antígeno Prostático Específico (PSA), principais meios para detectar a doença precocemente.

Fatores de risco
- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
- Histórico familiar;
- Raça (maior incidência entre os negros);
- Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
- Sedentarismo; e
- Obesidade

Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente, e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos.

Previna-se
Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir o problema. Exames regulares devem fazer parte da rotina dos homens, pois dessa forma evita-se que a doença seja descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Por isso, cuidar da saúde é uma atitude fundamental, pois, quanto mais precocemente o tumor for identificado, maiores serão as chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário