segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GREVE DOS BANCÁRIOS PODE ACABAR HOJE, SEGUNDA-FEIRA

A greve dos bancários, que já dura cerca de 20 dias, pode chegar ao fim nesta segunda-feira (26). A categoria deverá aceitar a nova proposta feita pelo patronato e retornar ao trabalho.

Na última reunião entre trabalhadores e patrões, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fez uma proposta que contempla: reajuste de 10% para salários, piso, PLR, e 14% de reajuste para os vales alimentação e refeição e para a 13ª cesta. Até então, todas as propostas apresentadas pelos bancos estavam abaixo da inflação e impunham perdas aos trabalhadores, segundo os representantes da categoria.

“Esse resultado foi alcançado graças à pressão dos trabalhadores, que não podem ser punidos pelo seu direito à mobilização. A proposta apresentada representa mais um ano em que os bancários conseguirão garantir seu poder de compra. Estamos num ano de recessão, não crescimento, desemprego maior, com categorias fechando acordos até abaixo da inflação. Diante desse cenário, a luta dos bancários representa uma vitória contra os bancos que queriam impor perdas à categoria”, disse do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, que também é uma das coordenadoras do Comando Nacional de Greve.

Os banqueiros ainda propõem um termo de entendimento com as seis maiores organizações financeiras do país sobre condições de trabalho e adoecimento, além da compensação integral dos dias parados.

Os bancários deverão se reunir nesta segunda-feira para decidir se aprovarão a proposta ou não. O Comando de Greve deverá orientar a categoria que aprove a proposta.

“Os bancos tentaram impor perdas à categoria e foram derrotados pela forte mobilização dos trabalhadores. E ainda queriam impor penas aos trabalhadores por uma greve que eles levaram a categoria a fazer. Não aceitamos e os bancários que lutaram estão de parabéns. Todo o resultado veio da força da nossa luta, da nossa resistência. O risco de continuar a greve agora pode significar regredir em relação principalmente aos dias parados”, explica Juvandia.

Do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário