segunda-feira, 26 de outubro de 2015

FESTA DO ROSÁRIO DE CAICÓ FOI ENCERRADA NO DOMINGO (25)

Mantendo uma tradição de 242 anos, Festa de Nossa Senhora do Rosário de Caicó teve na Irmandade dos Negros e Negras do Rosário a referência da cultura negra na região do Seridó

Negros e negras do Rosário descerraram a bandeira encerrando a festa de 2015 e dançaram Dança do Espontão em homenagem ao novo reinado que começa até 2016.

A Festa do Rosário será encerrada neste domingo (25) em Caicó. Às 10 horas foi celebrada missa solene pelos vivos e mortos da Irmandade e em sufrágio das almas dos irmãos e sacerdotes falecidos do Seridó. As 16h30 aconteceu a solene procissão de encerramento, conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Rosário com a participação do Rei e da Rainha da irmandade e sua corte, além dos negros e negras do Rosário de Caicó e Serra negra do Norte que com a Dança do Espontão abrilhantaram a festa para todos os caicoenses.

Após a missa solene o bispo Dom Antônio Carlos encerrou a parte religiosa da festa e em seguida foi realizada a transladação das coroas, onde o novo reinado da Irmandade foi apresentado aos fieis presentes, seguido do descerramento da bandeira.

Para 2016 o novo rei será o membro da irmandade, Antônio Neves e a rainha será Jarlene Andrade, ambos fazem parte do Quarteirão do Rio do Peixe.

Em 2015 a Irmandade do Rosário de Caicó completou 
242 anos de existência

Missa solene da Festa reuniu Irmandade, Rei e Rainha e fieis devotos de Nossa Senhora do Rosário de Caicó

A Irmandade do Rosário foi criada em 27 de dezembro de 1773. Sua sede é situada à Rua Manoel Fernandes Jorge, número 51 no bairro João XXIII, vizinho à escola Estadual Professora Iracema Trindade. Seus primeiros dirigentes foram Afonso Pereira (presidente/juiz), Luiza Gomes (Juíza), José Mendes dos Santos (Secretário/Escrivão), Maria Tereza (Escrivã). Sebastião Pereira foi o primeiro Rei e Maria José Neves a primeira Rainha.

Sua criação foi com o objetivo de lutar pela dignidade de seus irmãos e irmãs, muitos eram escravos, deu-lhes reconhecimento social, representou-os durante dois séculos, cuidou de seus funerais, orou por eles, deu-lhes a luz da Fé e o amor de Maria, Rainha do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário