terça-feira, 22 de setembro de 2015

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DO SONO?

A doutora Célia afirma que a quantidade ideal de sono pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, cada um deve descobrir a própria necessidade.

“Há pessoas que dormem só cinco horas e acordam dispostas. Outras precisam de nove, dez horas e mesmo assim elas ainda não são suficientes. A necessidade média de um adulto é de oito horas de sono.”

Uma boa noite de sono não deve ser medida apenas pela quantidade de horas. O doutor Ribeiro alerta que pessoas que acordam cansadas independentemente do número de horas dormidas devem procurar um especialista. Quem apresenta insônia por cerca de três meses seguidos também precisa de ajuda. “O grande problema é que muitas pessoas não têm consciência de que dormem mal. Às vezes, elas dormem sete, oito horas, mas apresentam sonolência e irritabilidade. A apneia do sono, por exemplo, é um mal silencioso e representa um fator de risco para doenças cardiovasculares. Nesses casos, é necessário fazer uma polissonografia para descobrir o problema”, conclui. Confira no boxe ao lado as dicas dos dois especialistas para uma boa noite de sono.

DICAS PARA DORMIR BEM

• Conforto: certifique-se de que seu colchão e seu travesseiro são confortáveis.
• Horários regulares: procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários.
• Quantidade necessária: observe quantas horas de sono são ideais para você e respeite essa quantidade de sono diariamente.
• Sem eletroeletrônicos: não use computador, televisão, videogames, tablet e smartphone no quarto.
• Luminosidade: ambientes claros podem enganar o cérebro e prejudicar a qualidade do sono. Procure dormir em ambientes escuros.
• Sem excesso: evite o excesso de bebidas alcoólicas e de comida antes de dormir. Lembre-se que a cafeína também atrapalha o sono.
• Ambiente perfeito: o quarto deve ser silencioso e apresentar temperatura adequada.
• Ansiedade: não leve suas preocupações para a cama. Se você tiver problemas a serem resolvidos, anote tudo em um papel ou em uma agenda virtual e evite pensar neles até o dia seguinte.
• Soneca: se você não conseguiu dormir a quantidade de horas necessárias por conta de algum problema, faça uma soneca de 10 a 30 minutos durante o dia. Entretanto, lembre-se que isso não substitui uma boa noite de sono.

Por Rê Campbell / edição 1224 folha universal

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