terça-feira, 22 de setembro de 2015

MEDO DO FRACASSO: COMO VENCER ESSE VILÃO?

As crises na vida financeira e amorosa sempre existirão. O problema é se esconder atrás delas e viver acomodado

Atualmente, os brasileiros têm sido bombardeados por notícias sobre a crise econômica no País. E muitas pessoas se aproveitam da situação para justificar suas frases desanimadoras e atitudes de conformismo, evidenciando o medo de fracassar. Não é à toa que a pesquisa Índice de Medo do Desemprego (IMD), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em junho, revelou que o medo do brasileiro de perder o emprego aumentou 36,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A coach de carreira, palestrante e escritora Marciléa Silva afirma que, independentemente do cenário atual do País, as pessoas precisam enfrentar o medo e tomar atitudes. “Vejo as pessoas usando a crise como desculpa para ficar adiando as coisas que têm que fazer. Elas provavelmente não têm objetivos bem definidos e uma motivação forte que as faça seguir em frente”, aponta.

Mas não é apenas no âmbito profissional que o medo rodeia os pensamentos. Muitas pessoas se recusam a enfrentar um desafio porque deixam que as dúvidas as dominem. “Muitas pessoas têm medo porque colocam a palavra ‘se’ em diversas frases, como ‘e se não der certo?’ ou ‘e se eu não conseguir?’ Esse ‘se’ abre uma série de falsas realidades. Elas veem que os empecilhos são muitos e que pode ser perigoso arriscar”, explica Marciléa.

Para a professora de psicologia Olga Ceciliato Mattioli, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), não controlar o medo faz com que a pessoa perca inúmeras oportunidades. “Se o indivíduo vive sob o domínio desse sentimento, terá perdas materiais, profissionais e afetivas. Essas situações são emocionalmente muito sofridas para aquele que busca explicações fantasiosas”, diz.


Por Janaina Medeiros / edição 1224 folha universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário