terça-feira, 18 de agosto de 2015

SETE RAZÕES PARA BEBERMOS ÁGUA COM LIMÃO!




O limão é um fruto muito abundante em todo o mundo e pode limpar o organismo para eliminar as toxinas. É uma fonte significativa de vitamina C, e por isso muito antioxidante, chave para reforçar o sistema imunológico, ajudar na prevenção de doenças e prevenir o envelhecimento.

Estudos realizados até o momento descobriram que o limão atua de forma eficaz contra mais de 150 doenças. Tudo isso se deve à sua capacidade de eliminar toxinas e combater uma grande quantidade de micro-organismos que atacam o corpo.

1- Ajuda a digestão
O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atómica é semelhante à da saliva e à dos fluídos digestivos. Encoraja o fígado a produzir bílis que é um ácido essencial à digestão. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão mas principalmente devido à sua acidez promovem o bom funcionamento do intestino e por isso ajuda no combate à obstipação.

2- Purifica o organismo
O sumo de limão ajuda a eliminar matérias indesejáveis e toxinas em parte porque aumenta a taxa de urina no corpo. Desta forma, as toxinas são libertadas mais rapidamente mantendo o tracto urinário saudável. O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.

3- Fortalece o sistema imunitário
Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti-inflamatórios e é usado em casos de anemia ou apenas em caso de necessidade de suplementação de ferro, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo quando ingerido ao mesmo tempo. O ferro tem um papel importante no sistema imunitário. Os limões também tem saponinas com propriedades antimicrobianas que combatem constipações e gripes.

4- Equilibra os níveis de PH
Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Claro que são ácidos por si, mas no organismo são alcalinos. Os limões contêm ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. A doença ocorre apenas quando o PH está ácido. Beber limão com água regularmente ajuda a baixar a acidez do corpo. Mas para este efeito também se podem beber água alcalinas.

5- Limpa a pele
A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo em que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspecto. Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas de dentro para fora. A vitamina C do limão rejuvenesce a pele a partir do corpo.

6- É importante na culinária saudável
A casca do limão também é uma ótima fonte de vitamina C mas apenas se for de limões biológicos porque é na casca que se armazenam os pesticidas e assim faz mais mal que bem. Pode ser utilizado a raspa de limão em sumos, carne, bolos, iogurtes, etc. O sumo de limão é também importante na confeção dos alimentos porque reduz a produção de compostos cancerígenos quando se grelha/assa carnes e peixes gordos. Utilizar sumo de limão para marinar as carnes/peixes é uma das formas mais saudáveis de cozinhar.

7- Hidrata o sistema linfático
A água morna com sumo de limão ajuda o sistema imunitário, hidratando e repondo fluídos no corpo. Quando o corpo está carente de água, consegue sentir os efeitos colaterais que incluem cansaço, menor resistência à doença, prisão de ventre, falta de energia, baixa/alta tensão, falta de sono, falta de clareza mental, stress e outros.

Atenção! Não recomendado a pessoas com refluxo gástrico esofágico, gastrite e hérnia do hiato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário