segunda-feira, 20 de julho de 2015

OS VILÕES DA SAÚDE


Saiba quais são os riscos da ingestão exagerada de açúcar

O dia começa e, para despertar, geralmente um café bem docinho vai bem. Na hora do almoço, para acompanhar a comida, um suco de latinha, sem falar na sobremesa depois. À noite, no jantar, um refrigerante bem gelado. Claro que esses são alguns exemplos, mas milhares de brasileiros têm incluído em sua dieta bebidas que, por conter muito açúcar, trazem diversos prejuízos à saúde e podem até levar à morte.

O resultado de um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, alerta que em 51 países o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas é responsável por mais de 180 mil mortes no mundo por ano. “Existem fortes evidências de que muito açúcar na dieta aumenta o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, gota, fígado gorduroso e alguns tipos de câncer. Outro ponto é o aumento da ansiedade, hiperatividade, irritabilidade e a redução da capacidade de concentração”, explica Daniel Pecchio, nutricionista formado pela Universidade de São Paulo.

Se você é daqueles que são viciados em bebidas doces fique atento. Juliana da Costa Silveira, nutricionista e mestre em ciências bioquímicas, revela que uma latinha de 355 ml de refrigerante possui em média cerca de 36g de açúcar, o equivalente a nove colheres de chá de açúcar. “Além do refrigerante, devemos nos preocupar com outras bebidas que até parecem saudáveis, mas que não são justamente por causa da alta quantidade de açúcar. Entre os exemplos estão o néctar de fruta (a lata de 355 ml tem cerca de 39g de açúcar ou 10 colheres de chá) e o chá tipo ice tea (a lata de 355 ml tem cerca de 30g de açúcar ou oito colheres de chá)”, ressalta.

Substitua o açúcar
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de açúcares deve ser menor que 10% do valor calórico total da dieta diária, ou seja, não maior que 200kcal (50g de açúcar) por dia para uma pessoa cujas necessidades nutricionais é de 2.000kcal/dia. Juliana da Costa Silveira, mestre em ciências bioquímicas, geralmente orienta o paciente a começar reduzindo a quantidade que ingere.

Uma alimentação equilibrada resulta em um sono tranquilo, em peso ideal e saúde em dia. Você é o que você come. Por isso, preste atenção à sua alimentação e não se engane com os rótulos de alimentos industrializados. Então, que tal começar a mudança na sua dieta hoje?

Por Ana Carolina Cury /edição 1215 folha universal

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