sábado, 18 de julho de 2015

GOVERNADORES DO NORDESTE REAFIRMAM APOIO A DILMA



Carta foi aprovada no IV Fórum dos Governadores do Nordeste, que reúne nove estados Carta foi aprovada no IV Fórum dos Governadores do Nordeste, que reúne nove estados.

Nordeste cumpre papel preponderante mais uma vez na trajetória da presidenta.
 
O IV Fórum dos Governadores do Nordeste reunindo os nove estados, mesmo concentrando a agenda em torno de encaminhamentos para atacar a crise na Segurança, o drama da Previdência e a inserção de mais recursos na Ciência e Tecnologia, acabou construindo sexta-feira (17), o fato político mais expressivo com a aprovação de Carta apoiando politicamente o governo Dilma Rousseff.

O apoio formal dos governadores tem efeito importante porque se traduz no movimento político imediato à decisão do presidente Eduardo Cunha, da Câmara Federal, de romper com o governo e declarar que agora é oposição.

A lógica e posição consensual dos governadores nordestinos tem na essência o argumento de que a crise política no Congresso Nacional não pode interferir na constitucionalidade do mandato da presidenta Dilma, pois não aceitam interrupção da governabilidade.

Governadores de diversos partidos se mostraram preocupados com a crise política produzida pelo líder da Câmara Federal, mas defendem que haja a preservação da governabilidade, portanto, não aceitam ruptura ou cassação.

O fórum puxado inicialmente pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, em dezembro passado, sufocou de vez a importância política da Sudene. Mesmo assim, tem servido como movimento pluri-partidário de reforço ao governo Dilma nos momentos mais difíceis.

A importância tem abrigo de posições partidárias de apoio aberto, como lembrou o governador Renan Filho, do PMDB, tanto quanto do PSB, algo que deixa Eduardo Cunha com forte base politica contrária ao seu intento de golpear o governo Dilma.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário