quinta-feira, 16 de julho de 2015

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO CARDÁPIO MASCULINO



Preocupação com o equilíbrio físico e mental não deve visar apenas uma boa aparência

A maioria dos homens se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde. Pesquisa realizada pelo Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE, revela que homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. No entanto, o que muitos desconhecem é que alguns problemas da saúde masculina podem ser prevenidos com a tríade alimentação saudável, prática de exercícios físicos e consumo de produtos que complementem a dieta, muitas vezes carente dos nutrientes necessários para a manutenção do bom funcionamento do organismo.

De acordo com Flávia Morais, coordenadora de nutrição do Mundo Verde, entre as doenças que mais acometem os homens podemos destacar a  obesidade, as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial e o câncer de próstata. “A alimentação exerce papel fundamental na prevenção e tratamento dessas doenças, destacando-se nutrientes como o ômega 3, encontrado nos óleos de peixe e na semente de linhaça, que auxilia no controle da pressão arterial, redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim), além de atuar nos episódios de aterosclerose”, ressalta.

Ainda de acordo com a especialista, os antioxidantes também são nutrientes fundamentais, já que a sua deficiência na alimentação leva ao enfraquecimento do músculo cardíaco. “Por isso, a importância da ingestão diária de frutas, verduras e legumes variados. Alimentos como suco de uva integral, suco de cranberry, açaí e abacate são excelentes fontes de antioxidantes, protetores da saúde do coração. Além disso, as gorduras do bem, encontradas nos óleos vegetais (azeite de oliva extravirgem, óleo de linhaça e de macadâmia) e nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) que são fontes de gorduras insaturadas, estão diretamente relacionadas à saúde do coração”, alerta Flávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário