terça-feira, 3 de março de 2015

LIVRE-SE DOS AGROTÓXICOS DAS FRUTAS E VERDURAS

Pesquisa indica que alimentos orgânicos possuem menos substâncias químicas
Por Rafaela Dias - edição 1195 folha universal

Para "se ver livre" dos insetos nas plantações, muitos agricultores recorrem aos agrotóxicos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a substância química é capaz de controlar as pragas que oferecem riscos aos alimentos, ao meio ambiente e aos consumidores.

O lado ruim é que, ao ingerir alimentos com agrotóxicos, as pessoas ficam expostas aos riscos e problemas de saúde decorrentes da ingestão deles. Além de causar degradação dos recursos naturais, como, solo, água, flora e fauna, os agrotóxicos, podem causar danos à saúde. Eles ocasionam sonolência, dores no estômago, dores de cabeça, paralisia e até câncer. E, para escapar dos possíveis efeitos dessas substâncias, muitos consumidores dão preferência à compra de alimentos orgânicos, mesmo que eles sejam mais caros.

Uma pesquisa feita pelo Environmental Health Perspectives mostra que quem consome alimentos orgânicos apresenta menor índice de pesticida no organismo, se comparado a quem ingere alimentos que os contêm.

Como os alimentos orgânicos são mais caros, uma solução é lavar bem os alimentos e passar os dedos nela. As verduras podem ser colocadas em um recipiente com vinagre e deixadas por 30 minutos, para que os insetos se soltem das folhas. No caso dos alimentos que serão ingeridos com casca, o ideal é lavar com uma esponja para loucas, que elimina os agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário