quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

SALÁRIO-MÍNIMO CONTRIBUI PARA ELEVAÇÃO DA RENDA

De fato, a valorização do salário mínimo é o carro-chefe da melhoria da renda dos trabalhadores puxando a elevação dos salários de toda a cadeia produtiva. De acordo com o Dieese, no âmbito da negociação coletiva feita por categoria, entre sindicatos e patrões, foram expressivos os impactos da política de valorização, pois os menores valores pagos às diferentes categorias beneficiaram-se da elevação do mínimo.

Ainda segundo o Dieese, independentemente da categoria sindical e da existência ou não de piso instituído por negociação, os menores salários foram afetados positivamente pelo aumento do salário mínimo.

Rendimento por região

O BC aponta a evolução do indicador que relaciona rendimentos médios do trabalho e valor adicionado por trabalhador mostra que os rendimentos do trabalho aumentaram, de 2003 a 2014, em todas as regiões, com avanço oscilando de 17% no Sudeste a 40% no Centro-Oeste.

Em linhas gerais, na amostra analisada pelo estudo do BC, foram identificadas trajetórias crescentes para o salário mínimo e o rendimento médio real do trabalho, em todas as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário