sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

POR RÓTULOS MAIS CLAROS!


Muitas mães que já têm o diagnóstico do filho confirmado têm dificuldades de encontrar alimentos, principalmente industrializados, que tenham rótulos com informações claras sobre os ingredientes.

“Quando eu compro um industrializado, me sinto em uma roleta-russa. É a vida do meu filho que está em jogo”, conta Daniara Pessoa, mãe de Ytrio e Cecília. Muitas vezes o produto pode conter traços de um alergênico ou contaminação cruzada – que é quando um alimento que é propenso a induzir uma reação alérgica é processado no mesmo maquinário que um ingrediente comum.  Ou seja, quando há resquícios de leite num maquinário de macarrão. É aí que mora o perigo. Foi pensando nessa preocupação com a qualidade de vida de seus filhos que vários grupos de famílias se mobilizaram por informações claras nos rótulos e criaram a campanha Põe no Rótulo.

Criada em fevereiro deste ano, a campanha tomou uma proporção muito grande nas redes sociais, alcançando quase 80 mil curtidas no Facebook e contou com o apoio de vários famosos para chamar atenção para a causa. A mobilização ganhou voz quando, em junho, a campanha foi tema de consulta pública no site oficial da Anvisa. Foram mais de 3.500 comentários a favor da informação completa nos rótulos. “É preciso chamar a atenção dos órgãos responsáveis para essa causa. A ASBAI, há tempos, conversa com a Anvisa sobre o problema, que agora foi para consulta pública”, explica o dr. Fábio. “Tem que ter o componente escrito de uma forma que as pessoas entendam, clara, de maneira objetiva e que seja de fácil compreensão para todos”, acrescenta. Sem a confiança total nos rótulos dos alimentos, as famílias buscam por mais informações nos SACs das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário