segunda-feira, 6 de outubro de 2014

PRIMEIRO TURNO TERMINA COM DIFERENÇA DE 78 MIL VOTOS ENTRE HENRIQUE ALVES E ROBINSON FARIA

Pouco mais de 78 mil votos. Essa é a diferença entre os dois candidatos ao Governo do Estado que passam para o segundo turno: Henrique Eduardo Alves, do PMDB, e Robinson Faria, do PSD. A surpresa da apuração, indo de encontro aos institutos de pesquisa, foi Robério Paulino, do PSOL, que chegou aos 129 mil votos no Rio Grande do Norte, o que representou 8,74% dos votos do Estado.

Henrique alcançou 702 mil votos, o que representou 47,34% dos votos válidos. Robinson Faria ficou logo atrás, com 623,6 mil votos, ou seja, 42% do total. Simone Dutra, do PSTU, ficou em quarto lugar, com 14,5 mil votos, o que representou 0,98% do total. Araken Farias, do PSL, foi o último, com 13,3 mil, o que deu 0,9%.

Dessa forma, no que diz respeito aos votos dos dois primeiros, até que as pesquisas da última semana apontaram um cenário semelhante. O Ibope, por exemplo, apontou que Henrique chegaria aos 50% dos votos válidos (número dentro da margem de erro de 3%) e Robinson, 42%. A pesquisa Item, divulgada no sábado, também apontou um número maior do que o que Henrique realmente conseguiu (este número fora da margem de erro): 51%. O de Robinson, acertou: 42%.

O erro dos institutos foi com relação aos números de Robério Paulino. O Item apontou que ele teria 3,5% e o Ibope, 5%. O candidato do PSOL, que passou toda a campanha dizendo para os eleitores não acreditarem nas pesquisas, surpreendeu e ficou com quase 9%, quase o dobro do previsto.

PRESIDENTE

Na disputa pela presidência da República, Dilma Rousseff ganhou com folga no Rio Grande do Norte. Chegou aos 60¨%, ou seja, mais de 999,4 mil votos. Aécio Neves ficou em segundo, com uma votação três vezes menor: 329,8 mil, o que representou 19,82%. Marina Silva, do PSB, foi a terceira mais votada, com 17% do total, com 286 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário