quarta-feira, 10 de setembro de 2014

MELHORA DO IDEB NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAICÓ É MÉRITO DOS PROFESSORES E NÃO DO GOVERNO


As melhorias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que foi publicado recentemente no âmbito das escolas públicas do município de Caicó não é um mérito da atual administração municipal, como tenta fazer crer, oportunistamente, o prefeito Roberto Germano e sua equipe de governo.

As escolas municipais de Caicó melhoraram significativamente os seus índices no IDEB entre 2011 e 2013, mas esta conquista se deve a qualidade do ensino proposta e executada com todo empenho e dedicação pelos professores da rede de ensino e demais trabalhadores em educação, que nos últimos anos melhoraram, em muito, a sua capacidade e formação pedagógica, devido também aos últimos concursos realizados entre 2009 e 2010, que proporcionou significativa renovação no quadro docente, trazendo para o sistema educacional, novos profissionais qualificados e com nível acadêmico renovado que, somados a experiência e dedicação dos que já fazem parte da rede de ensino consolidaram os avanços nos índices recém-conquistados no IDEB.

De acordo com os dados apresentados, o índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas municipais de Caicó saiu de 4.1 em 2011 para 4.4 em 2013, isso no 5º ano do Ensino Fundamental. No 9º ano do Ensino Fundamental o aumento foi de 3.1 para 3.6.

Segundo os índices, o maior deles foi na Escola Municipal Herman Gmeiner, que saltou de 5.5 para 6.1 e das 16 escolas do município, apenas três houve um decrescimento do IDEB, que foram nas escolas Auta de Souza, Raimundo Guerra e Olivia Pereira Rodrigues, escolas estas que sofrem com o sucateamento de suas estruturas físicas.

Administrativamente, a atual gestão não tem apresentado nada de novo para o sistema de ensino que justifique o crescimento do IDEB pelas vias administravas. Pelo contrário, a maioria das escolas municipais não oferecem mais as mínimas condições de ensino, a infraestrutura esta sucateada há anos, e as reformas que vem sendo feitas é puro paliativo para esconder a falta de planejamento e compromisso conjunto para melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais do magistério. O governo do prefeito Germano tem feito vistas grossas para um conjunto de demandas que precisam ser encaminhadas e resolvidas, e suas prioridades não correspondem aos desafios que a escola pública precisa para avançar na sua plataforma de desenvolvimento. Até agora, são os professores que têm oferecido o melhor possível de suas capacidades profissionais para que o IDEB tenha alcançado os índices positivos apresentados.

Mesmo assim, com todas as debilidades presentes e todos os discursos e ações contrárias a novos investimentos para a nossa escola pública caicoense, o IDEB de nossas escolas tem melhorado, mas o mérito não é da administração municipal, mas sim, de todos os professores(as), funcionários e gestores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário