quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TRABALHADORES/AS DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAIS DAS AMÉRICAS CRIAM UMA NOVA ORGANIZAÇÃO SINDICAL INTERNACIONAL



A Confederação Trabalhadores Municipais – ISP Américas (CONTRAM) realizou seu congresso de fundação no México, nos dias 04 a 06 de agosto de 2014. Esta nova organização representa os interesses específicos dos/as trabalhadores/as municipais da América Latina e Caribe.

Durante o congresso, foi eleita a Diretiva da organização e forma debatidos assuntos como a justiça fiscal e as maneiras como a corrupção e a evasão fiscal prejudicam os serviços municipais; as ameaças apresentadas pelos tratados de livre comércio; a luta contra a privatização e a corrupção; e a organização das mulheres, jovens e LGBT, e a unidade dos/as trabalhadores/as nas Américas.

Foram eleitos dezesseis membros para a Diretiva (oito titulares, oito suplentes), conforme as orientações da ISP quanto ao equilíbrio de gênero, com 50% de mulheres e 50% de homens. Os membros titulares são de vários países da América Latina, incluindo o Brasil.

O congresso de fundação contou com a participação de representantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai e Venezuela, e uma representante de Caribe como observadora. O evento recebeu o apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES), GdG-KmSfB (Áustria) e do SUTSPEEH, sindicato de trabalhadores/as do Estado de Hidalgo, México.

Ao final do congresso de fundação da CONTRAM-ISP Américas no México, sete organizações sindicais do Brasil se filiaram à ISP. Do Rio Grande do Norte a Federação dos Trabalhadores(as) em Administração Pública Municipal do Estado Rio Grande do Norte – Fetam/RN esteve representada através de dois diretores: Eurian Leite (secretaria LGBT) e Francinayre Almeida (secretária de Mulheres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário