quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CAICÓ- ENSINO SUPERIOR X ENSINO FUNDAMENTAL


“A noite do carrasco”

Debate sobre doação de terreno é tendencioso, eleitoreiro e negligente

por Procópio Lucena

Vi o pessimismo da razão e o otimismo sem razão se digladiarem falsamente na audiência pública realizada nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Caicó. O descaso da gestão pública municipal e estadual agindo como árbitros carrascos do futuro de crianças do ensino infantil e fundamental menor e de meninas e meninos do ensino universitário.

Vi a sombra e a morte, por que vi estudantes sem espaços para estudarem, vi também a esperança por que vi estudantes lutarem para estudarem. Entendi que o tempo dos oradores estava marcado de cinismo, oportunismo e fantasias. Compreendi também o abandono da educação transportada na carroça das mentiras por todos os prefeitos que já administraram Caicó. Só não vi a indignação pelo confronto sem razão por um direito já conquistado e rasgado pelo poder dos sem compromisso com a educação.

Foi uma noite de dor, por que assisti uma arena instrumentalizada para confrontar crianças da escola municipal Paulino Barcelos com jovens da UERN pelo espaço físico da Escola Joaquim Apolinar. Os estudantes de lá e cá têm razão pelos direitos desrespeitados e provocados pelo descaso, omissão e negligência do Município de Caicó e do Governo do RN. Espero que o silêncio e o sono desapareçam diante das injustiças e, que o sol se levante assim como as lutas para derrotar os traidores que alimentam as falsas disputas para encobrir suas perversidades contra o futuro das crianças e da juventude.

Um dia não sei quando, espero que seja logo, o povo em marcha estremeça o solo amado de Caicó e compreenda as lições do passado e do presente e não permitam mais uma noite onde crianças e jovens brigam entre si por um espaço físico para estudar. 

Povo de Caicó. Indignemos todos e todas. Já não podemos calar e o único jeito de fazer justiça é lutar até a vitória por uma educação púbica de qualidade para todos e todas, do ensino infantil ao universitário. Pois só assim, eles, os poderosos não poderão mais furar nossos olhos que olha e compreende as lições e os processos históricos, políticos e culturais.

Saudações Ecossocialista
Procópio Lucena é Engenheiro Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário