quinta-feira, 1 de maio de 2014

PRIMEIRO DE MAIO, UMA DATA TRANSCENDENTE DA HUMANIDADE

A celebração desde 1890 do Dia Internacional dos Trabalhadores, a cada Primeiro de Maio, data festiva, conserva fiel a sua origem o protagonismo das demandas de reivindicações sociais e trabalhistas.

Nessas ocasiões, homens e mulheres de diversos lugares do mundo recordam também os cinco mártires de Chicago condenados a morte depois dos acontecimentos violentos que tiveram lugar nessa cidade, então a segunda dos Estados Unidos, nos dias 1 e 4 de maio de 1886.

Com o tempo, a mais que centenária convocação coloriu sua história com o sangue de participantes em muito distantes cenários, em choques com corpos repressivos, e deu novos motivos para voltar no próximo ano a encher ruas e praças.

A primeira jornada internacional foi acertada, em julho de 1889, pelo Congresso Operário Socialista de Paris, com o objetivo de organizar uma grande manifestação de trabalhadores, que em todos os países e povoados ao mesmo tempo, demandassem aos poderes públicos reduzir legalmente a oito horas a jornada de trabalho.

A data fixa - diz o acordo -, os trabalhadores das diversas nações levassem à prática estas ações de acordo às condições especiais que desfrutem em seus países.

Decidiu-se o Primeiro de Maio de 1890, tomando em conta uma similar convocada para esse dia pela Federação Americana do Trabalho (FAT), em seu congresso de dezembro de 1888.

A ela se somaram trabalhadores da Europa e um reduzido número de países de outros continentes; também o então jovem movimento operário cubano.

Em Cuba, o Círculo de Trabalhadores publicou a convocação, a 20 de abril de 1890, a celebrar uma manifestação pública pacífica, e um comício no final, "para que o governo, as classes elevadas e o público em geral saibam ou possam apreciar quais são as aspirações deste povo operário".

A manifestação de três mil trabalhadores partiu nesta capital do Campo de Marte -atual Parque de la Fraternidad- pela rua Reina para Galiano, San Rafael e Consulado, onde intervieram 15 oradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário