sábado, 24 de maio de 2014

HENRIQUE ALVES É GOVERNO HÁ 18 ANOS E SÓ AGORA PERCEBEU A CRISE NA SAÚDE, DIZ JOSÉ DIAS

Deputado diz que presidente da Câmara participou das últimas três gestões, mas desconhece problemas crônicos

Por Alex Viana

Atual presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) participou dos últimos três governos do Rio Grande do Norte, sendo eles, Garibaldi Filho (PMDB), Wilma de Faria (PSB) e Rosalba Ciarlini (DEM), mesmo assim, desconhece os problemas da saúde no Estado. Esta é a opinião do deputado estadual José Dias (PSD). “Henrique participou dos governos de Garibaldi, de dona Wilma, do governo de Rosalba. Só passou ausente do governo Rosalba no primeiro ano. Portanto, mais de 18 anos, e somente agora ele veio descobrir que há problemas nos hospitais regionais, problemas seriíssimos, falência dos hospitais regionais”, afirmou o deputado.

As críticas do parlamentar se devem à reunião de Henrique com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, nesta sexta, para discutir “solução para a crise do hospital” Regional de João Câmara. Na oportunidade, segundo publicou hoje a Tribuna do Norte, Henrique teria declarado: “Quero saber os motivos que levam a essa situação vergonhosa num hospital tão importante como esse”.

Para José Dias, a declaração de Henrique, há 44 anos como deputado do Rio Grande do Norte, é estarrecedora. Ele questiona onde o deputado estava morando, já que não sabe que os problemas dos hospitais do estado são crônicos e agudos. “É de ficar estarrecido. Henrique só soube agora? Onde é que ele estava morando?”, questionou Dias, que é tio-afim do atual presidente da Câmara.

O maior problema, entretanto, segundo o deputado José Dias, é que, mesmo estando há um ano e meio à frente da Câmara dos Deputados, somente agora tenha atentado para a resolução de um problema que atinge a população. “O que é mais importante é que o problema não é só do Hospital Regional de João Câmara, são todos. O problema é generalizado. E o que é mais triste: o homem que tem capacidade de resolver tudo, porque agora ele vai resolver, só agora que vai resolver”.

Na reunião desta sexta, o presidente da Câmara “discutiu uma solução para a crise do Hospital Regional de João Câmara” com o auxiliar de saúde da governadora Rosalba Ciarlini, Luiz Roberto Fonseca, o deputado estadual Gustavo Fernandes, o prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino, além de secretários municipais. Na oportunidade, os gestores do Estado e do município “fecharam um acordo para administração compartilhada dos serviços prestados pelo hospital”.

Segundo o deputado José Dias, o fato de Henrique, somente agora, se mobilizar em favor da saúde pública estadual denota duas possibilidades: Que não tinha interesse antes ou está cometendo abuso de poder político e econômico. “Porque ele é candidato”, disse, citando a fotografia do jornal em que a matéria foi publicada. “A fotografia é real. Quem manda no governo Rosalba não é Carlos Augusto, é ele”, disse, numa referência ao secretário do Gabinete Civil e marido da governadora. “Afinal, o secretario para resolver o problema não está reunido com Carlos e Rosalba, mas com Henrique. Se for ver a fotografia o secretario está dando satisfação a ele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário