terça-feira, 17 de maio de 2016

A IMAGEM DA MULHER NA MÍDIA

Lançada pela pesquisadora e psicóloga Rachel Moreno, obra propõe debate sobre como a mulher é tradada pelos meios de comunicação, que, segundo a autora, reproduzem estereótipos e preconceitos, impondo sutilmente modelos de beleza inalcançáveis.
A obra “A imagem da Mulher na Mídia”, de Rachel Moreno, lançada pela Editora Publisher Brasil, aborda outro aspecto: como as mulheres são tratadas nos meios de comunicação. “Temos presença abundante na mídia televisiva, com as mulheres sempre focadas de forma similar”, analisa Rachel Moreno. “Mas são sempre e tão somente jovens e belas. No vídeo e na mídia impressa abundamos como ‘musas’. Pouquíssimas vezes aparecemos como especialistas em qualquer assunto – embora, na vida, estejamos presentes em todas as profissões e nos destaquemos em muitas delas”, completa a autora.
A publicação incita o debate e compara a legislação sobre a mídia em países que têm determinação sobre o tratamento da imagem da mulher. “Garantir às mulheres espaços que expressem sua presença e sua importância real na sociedade é o que a regulação e/ou autor regulação do mercado de mídia já realizam nos 12 países e na União Europeia pesquisados no livro”, afirma Venício A. De Lima, professor da Universidade de Brasília e especialista em comunicação, que assina o prefácio.
“A imagem da mulher na mídia” é obra indispensável para entender o como construir políticas públicas que garantam uma comunicação de qualidade, sem reproduzir o machismo e visões estereotipadas da mulher.
“O livro nos dá importantes subsídios para esse enfrentamento e inspiração para insistirmos na luta por mudanças nas leis que regem a comunicação no Brasil” destaca Rosane Bertotti, que assina as orelhas do livro. “Esse será apenas o início do processo de conquista da verdadeira democracia e liberdade de expressão”, finaliza.
LIVRO
A imagem da mulher na mídia- controle social comparado
Autora: Rachel Moreno
Páginas: 296
Preço: R$ 30,00
Editora: Publisher Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário