quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O MITO DOS HORÓSCOPOS

Um horóscopo não prevê fatos concretos, mesmo assim é o receptáculo perfeito para os nossos medos.
Por Mônica Horta
Jornalista e astróloga
Quem já leu as aventuras de Asterix deve lembrar que o único medo do chefe daquela tribo de invencíveis gauleses era que “o céu lhe caísse sobre a cabeça”. Não somos gauleses e muito menos invencíveis, mas a paranoia de Abraracourcix continua muito viva por aí... Ela aparece e se infiltra na cabeça das mais diferentes espécies de pessoa. Para ser contaminado, basta ler o horóscopo todo dia de manhã... “Não porque eu acredito, sabe? Só para dar uma olhadinha”...
Se a pessoa gosta das previsões que lê, acha que elas são boas e toca o dia com muito mais confiança, como está confiante, as coisas caminham bem e atestam a veracidade da previsão. Mas, se ela não gosta do que o horóscopo anuncia, acha que as previsões são péssimas e vai logo tratando de adiar um monte de coisas... Até a hora no dentista entra nesta dança. Um alívio, não é?
Quando um medo toma uma forma, a gente acha rapidamente um lugar para colocá-lo. Minha filha mais nova, quando era pequena, tinha um verdadeiro pavor de cachorros... Hoje adora esses animais e talvez seja até grata por eles terem sido, por um certo tempo, o depositório dos seus medos...
Por mais que a gente repita que um horóscopo não se refere a fatos concretos e só pode prever o clima que vai fazer naquele dia, eles não perdem a condição de serem os mais perfeitos receptáculos para os muitos medos com que a nossa civilização deve conviver.  Alguns foram cultivados desde o começo da vida, quando éramos bebes completamente indefesos, sendo bem ou mal cuidados por gigantes que às vezes eram amorosos e agradáveis e outras eram frias ou até mesmo cruéis.
Horóscopos são assim. São como sinos que soam em algum lugar da nossa alma. Para cada um em um lugar, porque horóscopos são por natureza, genéricos. Falam sempre para todas as pessoas que pertencem a um signo. Mas, apesar de falarem para muita gente, tocam a cada um de um jeito. Por isso, desconfie quando um horóscopo prevê um fato muito específico. A previsão só é séria quando pode ser aplicada a todas as pessoas de um signo. Todas mesmo... Independentemente de idade, de cultura ou de classe social.
Ou seja, com ou sem horóscopo, você é aquilo que acredita ser...

Nenhum comentário:

Postar um comentário