quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PRAÇA DOM DELGADO, SÍMBOLO DO DESCASO E DO ABANDONO.


Esta praça já foi uma das principais referência para a juventude

O poder público em Caicó nunca teve maiores preocupações em montar uma boa estrutura de espaço e lazer para a população nos bairros e comunidades. Durante anos, as praças públicas foram legadas ao abandono e a uma infraestrutura que não atende as necessidades de lazer, esporte e recreação de crianças, jovens e idosos. Vez ou outra, o máximo  que sucessivos prefeitos fazem são reformas maquiadas que em nada atendem os interesses da população ou melhora a qualidade para o uso social destes espaços.

Um exemplo disso é a Praça Dom José Delgado, No Bairro Paraíba, que depois de sofrer várias "reformas" nos governos de Vivaldo Costa e Roberto Germano (2000-2004), só piorou a imagem e a estrutura do lugar. A praça hoje é um espaço abandonado, sub utilizado e sem função pública que desenvolva ações para o desenvolvimento da cultura, esportes e lazer de forma eficaz.

Em qualquer outra cidade do país, um espaço como este seria urbanizado, bonito, acolhedor, bem cuidado e aconchegante, com uma arquitetura moderna que atendesse aos pré-requisitos da estética e do acesso para deficientes e idosos, onde os munícipes sentiriam orgulho de enviar para outras pessoas em qualquer lugar do país, fotos de cartão postal do lugar.

Hoje, a Praça Dom Delgado, como as demais praças da cidade, servem apenas para fomentar um dos principais meios de consumo e "lazer" da cidade, que é o consumo de bebidas alcoólicas e até drogas. A juventude, sem opção, se ver refém da violenta e tendenciosa falta de oportunidades, e espaços como este tornam-se lugar de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário